sábado, 7 de setembro de 2013


Você costuma carregar uma nécessaire na sua bolsa? O que coloca nela? E como limpa o pente, a escova de cabelo ou o pincel de maquiagem?
Dizem que bolsa de mulher tem de tudo, incluindo itens necessários e dispensáveis. No primeiro grupo, encaixa-se a nécessaire, que muitas vezes leva maquiagem, pasta e escova de dentes, fio dental, escova de cabelo, protetor solar e vários outros produtos.
Segundo as dermatologistas Márcia Purceli e Denise Steiner, a nécessaire “perfeita” pode conter tudo isso, mas deve ter divisórias, ser forrada com plástico e lavável ou fácil de limpar. Quando o recipiente não é higienizado, há um acúmulo de fungos e bactérias, que gostam de lugares quentes, úmidos e escuros e se alimentam dos restos de pele depositados ali dentro.
lém disso, a escova de dentes precisa estar à parte, com a região das cerdas protegida, e longe da escova de cabelo. Outras dicas são: não pôr dinheiro, bala ou remédio na nécessaire, não deixá-la sob o sol, para não estragar a maquiagem, e fazer uma “vistoria” todo mês.
Para higienizar pincéis de maquiagem, o que é recomendado fazer a cada 15 dias, use uma vasilha com água e xampu de bebê. Na hora de secá-los, direcione um secador de cabelo morno, sempre no sentido das cerdas e com o aparelho distante, ou deixe os pincéis secarem naturalmente, em um copo com a ponta virada para cima – uma noite é suficiente.
Já as esponjas de maquiagem devem ser limpas ou, de preferência, trocadas a cada 15 dias. Isso porque elas não secam, estão sempre úmidas, e por isso acumulam mais fungos. Uma dica é comprar esponjas quadradas ou cúbicas e usar cada lado de uma vez, até jogar fora.
As médicas explicaram que não se deve guardar os pincéis de maquiagem no banheiro, pois a umidade pode danificá-los. O quarto é o local ideal, pois lá os produtos podem ficar mais arejados.
É importante não compartilhar pincéis, esponjas, batons, rímel e outros objetos de maquiagem, para evitar a transmissão de doenças como herpes, hepatite, foliculite, conjuntivite e terçol. Isso porque esses utensílios podem entrar em contato com o sangue, se houver alguma feridinha, e servir como meio de transporte de vírus, bactérias e fungos. Se quiser emprestar um lápis, aponte-o antes de usar.
Protetor labial
A dermatologista Márcia Purceli também destacou a importância de passar protetor labial no inverno, pois o frio e o vento ressecam muito a boca. Além disso, a região tem pouca queratina, proteína que faz uma camada de proteção.

Se os lábios já estiverem muito ressecados, é possível aplicar uma pomada cicatrizante, de preferência à noite. Algumas gotinhas de óleo de amêndoa também ajudam. E as mulheres têm, ainda, a opção do batom.
Escova de cabelo
Segundo a infectologista Rosana Richtmann, uma escova de cabelo suja pode facilitar o contágio por piolhos e outros problemas. Para que isso não ocorra, remova com a mão o cabelo acumulado na escova, deixe a escova de molho com um pouco de xampu infantil e seque-a em cima de uma toalha, de um dia para o outro, ou ao sol.
Esponjas de banho e esfoliação
Para Márcia Purceli, usar uma esponja de banho sozinha não tem nenhum efeito e pode até fazer mal para a pele. Ela só é bem-vinda quando fazemos uma esfoliação, porque causa atrito e remove uma grande quantidade de células da camada córnea (parte mais externa da pele).
O importante, na esfoliação, é usar um sabonete adequado (com microesferas). Quanto mais fina a areia, melhor o esfoliante. Depois, é preciso aplicar um hidratante.
Após usar a esponja, o ideal é deixá-la ao sol para secar. Isso porque ela pode transmitir dermatites (inflamações na pele) e furúnculos.

Fonte: Bem Estar

0 comentários:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fan Page

Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Marcadores!

Seguidores