sábado, 13 de outubro de 2012

Vou falar um pouco das saias… Foi uma matéria que eu realmente senti falta pois nenhum site continha uma lista completa com todos os modelos. Mesmo as mulheres ter conquistado a calça jeans na minha opinião não a roupa mais feminina do que as saias, me lembram os cenários perfeitos de décadas antigas (sim, sou totalmente apaixonada pelo vintage, aqueles vestidos rodados, muito “pó de arroz”) os vestidos também fazem parte desse cenários mas hoje não usamos mais vestidos rodados eles costumam ter menos volume, só as saias para montar um look tão romântico e delicado.

Vou começar pela saia PLISSADA: o tecido já é assim cheio de ondinhas verticais a saia plissada pode ser usada de duas formas longa, em que recomenda-se que toda saia longa para não tirar as curvas do corpo se use alta, e curta que você pode encontrar baixa e alta, mas a mais usada é a de cós alto.


Saia Lápis: tem um tecido liso, sem pregas, é colada ao corpo afinada em baixo, é uma saia de cós alto encontrada em alguns tamanhos cerca de um palmo acima e abaixo dos joelhos.



Saia Godê: ela é rodada com volume, lembra a saia plissada mas ela não tem as dobrinhas, são poucas dobras e bem maiores… É uma saia dos anos 50’ 60’, você vai encontra- lá em modelos curtos, médios e longos, também com o cós alto e baixo, apesar de essas saias ficarem melhores com o cós alto.



Saia Evasê: ela parece um A é justa em cima e bem aberta em baixo, com modelos longos e curtos, o que está em alta é o cós alto, mas nada impede que encontre uma com cós baixo.





Saia Balonê: essa saia foi muito usada, mas depois de um tempo foi esquecida antes os modelos variavam muito o tamanho de longas médias á curtas, e também com cós alto e baixo. Hoje para usar uma saia assim tem que ser curta e pode ser tanto cós alto quanto baixo na minha opinião o alto fica bem melhor… ai vai minha foto predileta desse modelo.



Saia clochard: é mais um dos modelos, é uma saia mais larguinha e parece que com um tecido bem fino, é uma saia de um comprimento menor que a altura dos joelhos, usada no cós alto.



Abaulada: são parecidas com as saias túlipa, a diferença é que ela é um pouco mais larguinha, é uma saia curta e com cós alto.



Saia Túlipa:  são larguinhas na cintura e justas na coxa, tem formato parecido com o de um ovo e poucas pregas no cós, eu a encontrei curta e longa. É uma saia para usar com cós alto.




Saia Drapeada: É uma saia greco-romana, onde o pano fica todo enrugadinho na horizontal, é possível encontrar em diversos tamanhos, mas o mais usado é o curto de cós alto.



Saia Envelope: o próprio nome já diz ela parece um envelope, varia entre modelos curtos e mais longos, fica melhor usada em cós alto com a blusa para dentro.



Saia Mullet: Pode ser usada alta e baixa, não varia muito o tamanho por causa do seu formato. Costumam ser transparentes.



Saia de pregas: mais conhecida como saia escocesa, são saias curtas com cós alto e baixo.


Saia Bandage: é um modelo de saia bem coladinho ao corpo, é mais um modelo de saia curta com o cós alto.



Saia Reta: tem a mesma medida na cintura e na barra, são saias lisas, usada em tons sóbrios. Os modelos variam de curtas até um pouco abaixo do joelho, com cós alto e baixo.



O modelo que mais gosto é o usado por Emma, por ser curto é o único que acho que ficaria bem em alguém.

Saia Peplum: é a queridinha do momento, e estou super apaixonada por ela, com comprimentos curtos e longos e cós alto.



Saia de Camadas ou Babados: é mais uma das queridinhas, mais usada curta e em cós alto.


Saia Tule: parece com a saia em camadas o que muda é o tecido, em diversos tamanhos para usar alta e baixa.



Saia tranparente: Encontrada em vários modelos, mesmo com seu tamanho único alias o problema dela é quase o mesmo que o da mullet pois não dária pra por transparencia em uma saia muito curta. Os modelos que encontrei são:


Lisa, Plissada.


Renda, Mullet, Estampa.

Saia de couro: o couro na verdade não é tanto um modelo a saia ganhou o nome como a transparente, apesar do tecido ser de couro encontramos ela em diversas formas…Podendo usar alta, baixa e com tamanhos variando a forma da saia. Só nunca ví nenhuma saia longa de couro e não acho que ficaria muito bonito de resto ADOOORO..


Reta, bandage, envelope, lápis, evasê.


Plissada.

Os dois ultimos tipos de saia é mais a textura do tecido ou acessório adicional e agora seguem mais algumas saias assim com acessórios ou modelos de tecido diferentes…

Saia de Paetê: É uma saia reta e um pouco colada, existem altas, baixas, curtas e longas…


Curta e com modelagem a primeira é a Envelope, a segunda é quase uma bandage e a terceira evasê.


Estampada.

Assim como o paetê você também pode acha- lá com outros acessórios como tachas, spike(que está super em alta), estampas(animal print, florais, xadrez, aztec print…)



Além desses modelos tem alguns outros como Saia com plumas, Saia com franja, saia de renda( inclusive um dos modelos da saia transparente e da saia em camadas era de renda), em pele(falsa).


Saia com fenda: está cada vez sendo mais usada, alguns modelos médios e outros longos, pode ser usada alta e baixa. É muito difícil encontrar modelagem nessas saias, a fenda quase sempre é colocada em saias longas e lisas, apesar disso encontrei dois modelos lindos e muito bem usados de fenda em uma saia drapeada e outra transparente.

O modelo que a luiza Brunet está usando é uma saia Drapeada Longa e com Fenda.
E a Sophie Charlotte camurça (ou velúdo).

Saia transparente com fenda.

Sempre nos modelos fiz questão de colocar a curta e a longa para que as pessoas percebessem que isso era comprimento e não modelo.

Longa: como já mostrei vários modelos com saia longa aqui vai uma que reservei para esse espaço eu chamo de saia longa lisa, por que foi uma das primeiras a serem usadas(depois que a moda voltou), e a partir dela é que criaram a transparente, com fenda, godê…Lá em cima no começo do post eu já dei uma dica para as saias longas serem usadas sempre altas para que valorize as formas do corpo.


Minissaia: observação a minissaia é bonita quando é mini e não micrô ok? A mais conhecida, mais usada e para mim mais bonita é a jeans… Mas é claro que como já disse pode existir por exemplo uma minissaia túlipa, godê…

Uma dica que uso para mim em qualquer roupa como shorts, saias, vestidos é comprar ou acima do joelho ou longo até o pé, nos outros posso até achar algumas vezes que deu certo, mas em mim acho terrível peças que ficam no meio da perna.


FONTE : nosdezenove.tumblr.com

0 comentários:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fan Page

Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Marcadores!

Seguidores