sábado, 29 de setembro de 2012



  Para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e equilíbrio nos momentos de tormenta. “Meditar é tornar consciência do agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos. Quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos”, ensina Maria Correia, professora da Associação Palas Athena.

Ações singelas também são exercícios de meditação. Algumas práticas, como o budismo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações.

Beber água


Ao beber um simples copo d’água, sinta a temperatura e a textura do copo, concentre-se no líquido escorrendo pela garganta. Ao sentir a água fazendo todo trajeto pelo organismo, você se concentrará mais em si mesmo, prestando atenção nas suas próprias necessidades.

Banho


“Durante o banho, sinta as gotas sobre a pele, o cheiro do xampu e o toque da toalha que envolve o corpo”, diz Maria. Estimular o tato ajuda na sensibilidade e nos faz perceber um mundo que até então não notávamos.

Dentro do carro


No trânsito, observe sua respiração. Isso vai ajudar a enfrentar os congestionamentos e trará um grande bem-estar físico e emocional. Respire fundo e concentre-se na inspiração e expiração, até se acalmar.

No trabalho


“Quando for se sentar, no trabalho ou à mesa, preste atenção na postura, na posição de suas pernas e na sensação na coluna”, diz Maria Correa. Todos esses fatores influenciam no bem-estar. Caso vá passar muitas horas sentado, 
alongue-se de tempos em tempos.

Lavando louça


Aproveite o momento de lavar a louça para meditar. Observe o peso, formato, a textura e as cores dos objetos. “Unindo consciência e percepção nós despertamos a atenção e prontidão que é o estado meditativo”, explica Maria.

Acenda um incenso
Se gostar de incenso, escolha um aroma suave e deixe que o odor se espalhe. Por meio do olfato, que tem ligação direta com o sistema nervoso central, o incenso estimula sensações e aguça certas emoções.

O importante é não desfocar a atenção. Imagine o aroma entrando pelo nariz e concentre-se no caminho que ele faz até chegar aos pulmões. Inspire e depois expire profundamente, percebendo a diferença de temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.

Acorde livre do estresse


Você é do tipo que acorda já pensando em todas as situações desgastantes que terá de enfrentar no decorrer do dia, ficando estressado logo pela manhã? Pois saiba que o melhor remédio para isso é, além de bons pensamentos, uma respiração correta. Veja aqui o passo a passo de um exercício de respiração que pode ser feito logo ao acordar:

1. Inspire lentamente pelas narinas, contando até três.
2. Prenda a respiração, também contando até três.
3. Expire lentamente pela boca, contando até seis.
4. Ao inspirar faça com que o ar passe pelo diafragma e encha o abdôme.
5. Mantenha por três segundos inflado dessa maneira.
6. Ao eliminar o ar, faça com que o abdômen vá se encolhendo cada vez mais, até que fique totalmente esvaziado. Repita essa forma de respirar por cinco ou seis vezes seguidas. Ela produzirá uma redução na ansiedade.

FONTE : fala-serio.tumblr.com

0 comentários:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Fan Page

Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Marcadores!

Seguidores